MC, está na hora do banhinho!

Na semana passada, no curso pré-parto falámos dos cuidados com o bebé.
Como dar banho e em que banheira? Quando dar banho? De quanto em quanto tempo dar banho? Como trocar uma fralda?
Eu achava que já percebia imenso sobre estes assuntos, até porque tenho duas sobrinhas. Pois tenho a dizer que, tendo em conta o que é ensinado hoje, a minha irmã fez tudo mal :)
Quando dar banho? Depende do bebé. Se ele ficar excitado com o banho, então deve dar-se de manhã, se ele ficar calminho e relaxado, então ao final do dia é o ideal. De qualquer forma, não nos devemos demorar muito nesta tarefa porque o bebé vai ter frio e fome e quer que aquilo acabe depressa.
De quanto em quanto tempo dar banho? Dia sim, dia não. Choque! Tanto a minha irmã, como a minha cunhada davam banho todos os dias... Confesso que isto ainda me faz um pouco de confusão. Então e se a MC se bolsar muito ou fizer daqueles cocós que chegam ao pescoço? Para mim a resposta também deveria ser: depende do bebé. Vamos lá ver se a MC é uma menina asseada ou não.
Em relação a trocar de fralda, aprendi que não se deve usar sempre toalhetes, porque só deixam os bebés assados e não se deve por sempre creme... pronto, está bem!
Deixei a questão da banheira para o fim porque este é o assunto mais sensível. No curso falaram de uma banheira que eu não conhecia: Tummy Tub.


Parece um balde, não é?
Esta imagem nem faz grande confusão. Procurem vídeos no youtube onde se vêem banhos a bebés recém nascidos. Esses sim, causam impressão. Quando os bebés são muito pequeninos temos de os segurar/apoiar pelo pescoço (sem qualquer tipo de força, claro). Passada a primeira reacção, comecei a achar que esta banheira fazia sentido. Dentro da Tummy Tub os bebés estão a tomar um banho de imersão. Estão praticamente todos dentro de água, o que simula o ventre materno e o que lhes permite não sentir frio, logo não chorar. Nos vídeos vêem-se bebés que chegam a adormecer.
Não é, no entanto, a banheira mais prática para lavar o rabinho. Essa parte tem de ficar para quando já estamos a retirar o bebé do banho.
Outra vantagem que vejo é que leva pouca água comparativamente com outras banheiras, logo é menos doloroso para as nossas costas transportá-la.
Já andei a pesquisar na net para ver se percebia onde se vendem estas banheiras em Portugal, mas não descobri. Tenho de perguntar lá no centro e depois digo-vos qualquer coisa.

xoxo

Pipa T

Adoro que visites o meu blog e gosto ainda mais quando deixas um comentário :)

Sem comentários :

Enviar um comentário